Potencie a luz da casa e transforme-a num lugar feliz com estas 9 dicas

13 Mai 2022 | Notícias

Pretende transformar a sua casa num lugar mais feliz? Chegou ao artigo certo. Apresentamos-lhe nove dicas para potenciar a iluminação da sua casa. Fique a par.
  1. Ter atenção à distribuição
    Uma casa com muitas paredes e espaços isolados impede que a luz natural seja distribuída por todo o espaço. Portanto, se possível, o ideal é derrubar paredes e optar por pisos abertos.
  2. Escolher janelas grandes e em maior quantidade
    Instalar janelas grandes permite que os raios do sol penetrem mais em casa. Quanto mais entradas de luz a casa tiver, melhor. Em geral, recomenda-se que as janelas ocupem uma área equivalente a 10-20% da superfície da sala. Por exemplo: uma sala de 10m² deve ter janelas entre 1m² e 2m². Para além disso, aconselha-se sempre a colocar mais que uma janela, o ideal seriam no mínimo duas.
  3. Apostar no branco
    Quando a casa não tem de luz natural suficiente, há que optar por uma decoração em tons claros: pintar as paredes de branco, usar tecidos em tons pastel ou escolher pisos de cores claras. Tudo isso ajudará a dar uma sensação de amplitude e multiplicar a luminosidade.
  4. Instalar túneis de luz
    A pergunta que se impõe: o que são túneis de luz? Tratam-se de tubos que direcionam a luz desde o telhado para o interior da casa. A principal vantagem é que iluminam todo o dia e são ideais quando não há muito espaço na parede. Pode ser instalado em qualquer local onde houver 6m ou menos de distância entre o telhado e o teto – halls, cozinhas, casas de banho, quartos, escritórios e locais onde uma janela não pode ser instalada.
  5. Utilizar a luz refletida
    A quantidade de luz natural diminui à medida que nos afastamos da janela. É possível calcular medindo a altura até o topo da janela e multiplicando por dois acima do solo. Se a parede oposta estiver muito distante desta linha, deve-se procurar alternativas para multiplicar a luz do ambiente. A luz refletida é uma opção interessante obtida com janelas de sótão. O dobro da luz entra e melhora a luminosidade.
  6. Instalar caixilhos de janelas brancas
    Caixilhos brancos dentro de casa fazem com que reflitam a luz mais profundamente na sala. Uma grande vantagem sobre os escuros.
  7. Pendurar espelhos nas paredes
    Os espelhos refletem a luz e enganam os olhos – perto das janelas e conseguem multiplicar a sensação de luz e espaço.
  8. Substituir as paredes por vidro
    Substituir as paredes de tijolos por vidro é uma boa solução para criar divisões sem colocar barreiras à luz. Hoje em dia as treliças estão muito na moda e dão um toque muito moderno. A considerar, por exemplo, para a cozinha ou até mesmo para o quarto principal.
  9. Pensar bem na luz artificial
    Há momentos em que, por mais que tentemos, esses truques não serão suficientes para multiplicar a luz de uma casa. Portanto, a luz artificial torna-se a única alternativa. Escolher para onde vão os diferentes pontos de luz, a intensidade e brincar com as opções disponíveis para obter o efeito desejado.

 

Ver notícia original
Como deseja contatar-nos?
Email