Onda de calor? Eis como manter a casa fresca (de forma natural)

8 Jul 2022 | Notícias

Os dias mais quentes vieram para ficar e manter a casa fresca pode ser mais difícil nos próximos dias. Fechar portas e janelas, correr os estores ou usar toldos são soluções que ajudam a manter uma temperatura mais agradável dentro das habitações.

Quando o sol bate, feche portas e janelas, corra os estores ou use toldos. As plantas altas perto da janela também ajudam a criar sombra. Com estes gestos, poupa cerca de 30% de energia”, diz a DECO Proteste.

Depois, à noite, abra duas janelas opostas para criar correntes de ar e refrescar o interior da casa. “Ao arrefecer as paredes, a casa resiste melhor às elevadas temperaturas durante o dia”, adianta.

“Caso possa renovar a sua habitação, aposte na melhoria do isolamento de paredes, teto e pavimento e opte sempre pela instalação ou manutenção dos sistemas de sombreamento passivo”, recomenda ainda a associação.

Atividades a evitar

Nas horas mais calor, “ponha de lado as tarefas que produzem calor e vapor ou contaminam o ar, afetando diretamente a sua qualidade e renovação”: Cozinhar, passar a ferro, fumar e utilizar pinturas ou colas são exemplos de atividades que não deve praticar.

Além disso, deve evitar “ligar muitos aparelhos em simultâneo, como lâmpadas, televisores e computadores. A presença de pessoas num espaço fechado faz aumentar a temperatura. Mesmo em repouso, um utilizador ‘emite’ cerca de 80 watts. Nos dias e noites muito abafados, use roupas leves e frescas, evite esforço físico e hidrate-se bem”.

 

Ver notícia original
Como deseja contatar-nos?
Email